quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Libra: o equilíbrio entre mandar/obedecer nos relacionamentos



Libra é o sétimo signo - dentre os 12 - da roda zodiacal. É o primeiro da segunda parte - ou metade - que representa o início da consciência social, após os seis primeiros signos (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem) estarem mais relacionados com a construção da personalidade (no sentido individual e de amadurecimento) do ser.

Libra também é um dos 3 signos - junto com Gêmeos e Aquário - representados pelo elemento Ar, que significa: expansão, intelecto, adaptação e facilidade de conexão. Gêmeos tem gosto para se comunicar, dialogar e discursar. Aquário, explora, decifra e relativiza com maestria. Já Libra, possui as habilidades de harmonizar, socializar, ponderar e propôr/julgar.

Outra categorização feita (ou subgrupo) é a sua posição de signo cardinal. Detentores dessa característica possuem espírito de liderança, necessidade de realização, ousadia, ambição, atividade e domínio. Além de Libra, Áries, Câncer e Capricórnio também são cardinais.

Até aqui, tudo bem... eu coloquei Libra com algumas características, que na verdade estão parecendo uma grande salada de frutas. Mas sinto muito se irei lhe desapontar, mas se tem algum alimento - ou combinação deles - que pode representar esse signo (olha aí mais uma categorização) é justamente a salada de frutas. Libra é uma mistura de tudo misturada com a sua indecisão, e quem diria, sim, seus desequilíbrios.

Libra agrupa, certamente, a atitude, a motivação de fazer as coisas acontecerem e de ser um líder, com a sua "inexperiência" por ser o primeiro signo "social" e de sempre estar pensando muito antes de agir. Com isso, ora bem, ora mal, age de maneiras diferentes.

Obedecer e servir não significa ser um escravo, subalterno ou digno de pena. Acatar decisões, cumprir ordens e realizar o serviço designado são atitudes essenciais para o crescimento e amadurecimento do indivíduo. Obedecer é uma grande qualidade, que exige disciplina, caráter e respeito mútuo.

Assim como mandar e ser um líder não é sinõnimo de imposição, arrogância ou distanciamento de determinadas qualidade humanas. Claro, que existem casos e mais casos em que a posição de líder transforma uma pessoa. Liderar é uma grande oportunidade de extrair das pessoas as suas melhores potencialidades.

Mas desculpe-me a prepotência (hehe), porém, se tem um signo que consegue com facilidade ocupar a posição tanto de líder como de obediente, este signo é Libra. Coincidentemente o signo do equilíbrio :)

Libra tem a paciência para ouvir, debater e captar detalhes em euforias iniciais, como: discussões, debates inflamados e construções de propostas. Assim como também, após suas observações e análises, não fica em cima do muro e com isso julga, ordena, considera, esclarece e auxilia.

Libra fica em cima do muro geralmente durante o evento, em que os ânimos estão em ebulição ou em que sua opinião é necessária com urgência. Mas na hora da "sentença", possui a frieza e consciência necessárias e qualificadas após sua labuta mental.

O seu equilíbrio em agir coerentemente nos relacionamentos não se refere apenas no âmbito social, mas também no individual. Apesar de ser o primeiro signo "social" e por isso possuir uma ânsia de explorar essa nova fronteira, muitas vezes se preocupando mais com a sociedade do que com o indivíduo, Libra já tem dentro de si todo o trabalho individual feito pelos seus signos anteriores. Claro que com uma visão e captação diferente. Cada signo tem as suas potencialidades, e também suas debilidades a serem exploradas.

E a minha dica final é: se você pensa em alguém para comandar, pense com carinho num(a) libriano(a). Se for para obedecer, ou participar de algum grupo como mais um membro, também pense com carinho. Só não o faça agir sob pressão e num ambiente desagradável. Isso vale para os relacionamentos interpessoais.

(P.S) E com mais esse Libra, ao todo foram 12 vezes que usei essa palavra (uma homenagem aos 12 signos)

2 comentários:

  1. nossa realmente vc falo do signo de libra sou axatamente desta maneira...
    obrigada me ajudar me identificar melhor...

    Silvana coelho Camargo

    ResponderExcluir
  2. Também sou assim! Incrível como a descrição acerta...

    ResponderExcluir