sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Iguarias Bizarras pelo Mundo

Nham, nham. Você sempre teve nojo da sopa de feijão mau-triturado da sua vizinha? Achava que os lanches da sua escola iam criar pernas e andar? É amiguinho, você não viu nada. Essa semana vou abrir o apetite de vocês para que no FDS não estraguem a dieta. Listei aqui alguns deliciosos pratos consumidos em certos países.

AVISO: Algumas imagens podem ser bem nojentas. Não recomendo pra quem tem estômago fraco. Até eu fiquei enrolando pra colocar.


Farofa de Içá - Brasil
Vamos começar com o Nacional! A Farofa de Tanajura, aqui do Brasil, mais consumido no Vale do Paraíba. 
As formigas são consumidas numa farofa ou então só temperadas com sal e servidas como aperitivo. Há quem diga que tem gosto de amendoim, assim como há quem diga que tem gosto de crustáceos.
O mais tenso disso é que na bunda das formigas rainhas tem pequenos ovinhos que dão a iguaria um gosto bem exótico.





Lokot – Filipinas
Tem o aspecto de um miojo não preparado e verde. Mas na verdade se trata das fezes de um peixe. Urc. 
Quem já teve aquário deve ter se lembrado daquele fiozinho que você flagrava às vezes no seu lindo peixinho. Agora é só pegar com a rede, deixar secar e comer.




Cabeça de ovelha - Islândia

Vocês já se incomodaram de ir para um restaurante de comida mineira e se deparam com a cara de um porco? Eu me incomodo. Chamem-me de hipócrita, mas não gosto de ver o animal inteiro. Mas na Islândia, a cabeça além de ser comida, ainda é o prato principal. E sabe o que mais? Ainda recomendam que a melhor parte é o olho.

Antigamente, a mandíbula da ovelha era usada de brinquedo pelos pequetitos islandeses. 
Além de encarar a cabeça de ovelha, depois vem a sobremesa: Gelatina com Raspas de Cabeça de Ovelha!

Cérebro de macaco - África
Os povos antigos acreditavam que se comendo o cérebro de outros seres se ficava mais inteligente. Eu sou mais inteligente que um macaco, então acho desnecessário.
Antigamente eles comiam direto do bicho, hoje ele é limpo, cozido, temperado com algum molho e servido como uma carne normal.
Quero ver agora alguém tirar sarro dos pobres zumbis.



Omelete de bicho-da-seda – Tailândia
Bicho-da-Seda
Outro bem tenso também. O modo de preparo desse negócio varia, as larvas podem ser fritas com cebola cortada e um molho grosso ou então misturadas em omelete. Há quem prefira usar a casca das larvas de Elma Chips.
Essa Crisálida, a casquinha da larva, foi incluída na sopa do cardápio de merenda das crianças tailandesas. Depois disso vou tomar mais cuidado com o que vem de brinde no meu lanche.


Ovos Balut - Iraque, Vietnã, Filipinas.
Não existe uma lista de comidas bizarras sem escolher esse prato doentio. Os Ovos Balut, são ovos de galinha ou pato que são fertilizados e incubados. Mas veja só, cada país ainda selecionam quando é melhor tirar os ovos da incubação para comer. Nas Filipinas preferem o embriãozinho 17 dias. Já no Vietnã preferem os de em torno de 20 dias, quanto o feto já é reconhecível e os ossos são mais firmes. Será que fica crocante?
Para se comer, cozinham, fazem um pequeno furo na casca e temperam a gosto. Daí se chupa o caldo para depois comer a gema e o próprio feto. 

Morcilla - Argentina
Bom, de fato não sei se essa maravilha é só da Argentina, mas, como eu tive o infeliz prazer de provar lá e via em todo santo cardápio, coloquei como sendo da Argentina. A Argentina tem mesmo a melhor carne de boi, o Bife de Chorizzo. Mas a verdade é que eles são tão obcecados pela carne que usam todas as partes, os rins, intestino e tudo que possa imaginar. A Morcilla é o tudo que possa imaginar. É uma linguiça de sangue coagulado, aqui tem o nome de chouriço. 
Normalmente é comida sozinha, ou usada como patê. O gosto é extremamente forte. Eu não como de novo nem fodendo.


Bônus: Restaurante Guolizhuang, Pequim
Não falei muito da China aqui, mas esse vai suprir todas as suas curiosidades. O Guolizhuang é um restaurante especializado em pênis. Sim, pênis. Tem pênis de cavalo, boi, touro, cachorro, foca. Mas é claro que os testículos não são desprezados! 
Lá no restaurante, os pratos tem nomes finos e extravagantes como "Cabeça coroada com bracelete de jade", feito com pênis de cavalos da região de Xin-jiang, e "Dragão na chama do desejo", feito com pênis de boi tibetano cozido inteiro, frito e flambado. Como se diminuísse o impacto dos ingredientes. 
Vale a pena dar mais uma pesquisada, há imagens assustadoras, juro.


Bom, é isso. Espero que tenham ficado com água na boca amiguitos. Ou pelo menos não tenham vomitado. Sessão Bizarra encerrada por enquanto. Espero vocês no meu post da semana que vem!
Peixons

Um comentário: