sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval e como é comemorado pelo Mundo

Oe! Aproveitando o embalo do feriadão vou dedicar esse post a explicar um pouco mais sobre essa festividade toda, e como ela ocorre por todo mundo !

Por incrível que pareça, o carnaval surgiu como um feriado tecnicamente católico. No século XI a Igreja Católica implantou a Semana Santa. Na Quarta- Feira de Cinzas se inicia a Quaresma e na Quinta-Feira Santa se termina, um período de 40 dias de "jejum", não que os católicos fiquem hibernando sem comer, mas é um período onde se priva muita coisa. . Então, como iriam passar 40 dias se privando dos prazeres da carne, mais ou menos três dias antes da Quarta-Feira de Cinzas, o povo comemora os seus últimos dias de farra no Carnaval.  Aliás o Carnaval tem esse nome pelo grego "carnis" que significa carne e "valles" que siginifca prazeres. Sugestivo não?

Que o nosso carnaval é o mais lindo, comemorado, o maior, mais diversificado e mais copiado, nós sabemos, mas, como o carnaval é comemorado por outras partes do mundo?

Carnaval de Cadiz - Espanha
Cadiz durante todo ano é uma cidade pacata da Espanha, mas, durante o carnaval a cidade explode em sátiras com músicas e fantasias fazendo críticas ao governo e ao mundo, com bom-humor, claro.
Ocorre um concurso dos principais grupos, chamados chiringotas, que se apresentam no Teatro de Fallas. Há outra modalidade, os coros, grupos que saem pelas ruas cantando o tradicional Tango de Carnaval, que varia entre letras sérias e sátiras.


Carnaval de Oruro - Bolívia
É o maior evento cultural periódico da Bolívia. A cerimônia Ito nativa tem um fundo mais religioso , seguindo os costumes andinos tradicionais, baseados na invocação de Pacha Mama e do Tio Supay, sincretizados nas figuras da Virgem Maria e o Demônio. Em XVII os espanhóis a interromperam, mas os espertinhos deram um jeito de continuar as festividades as mascarando como cerimônias cristãs.
Foi declarada uma Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 2001 pela UNESCO.


Carnaval de Colônia - Alemanha
"Kölle Alaaf!" – um brinde a Colônia – é o grito que ecoa na abertura da estação carnavalesca.
No dia 11-11 às 11:11 começa a temporada de festividades. Bom, na verdade começam cinco dias antes na Quinta- Feira das Mulheres, se um homem estiver de gravata no dia, qualquer mulher pode corta-la. A maneira como o carnaval é comemorado hoje na região resulta das tradições de outras épocas. Na festa do solstício de inverno, os germanos espantavam os demônios do mal.   Quando foi invadida pela Prússia, foi proibida, mas a classe alta tradicional se mobilizou e fundou um comitê para organizar um novo carnaval. A festa foi oficializada e passou a ser tolerada.A festa de rua evoluiu e as associações de carnaval começaram a se formar. Figuras simbólicas como o príncipe, a jovem e o agricultor inspiraram as pessoas a se fantasiarem.

Carnaval de New Orleans -  Estados Unidos
New Orleans, a capital do Jazz, se torna uma Rio de Janeiro (não tão boa como a nossa, claro) depois da Mardi Gras  ( Terça-Feira Gorda). A cidade se veste de verde, roxo e dourado, cores que simbolizam fé, justiça e poder. Nas paradas, carros alegóricos e bandas desfilam pelas ruas e seus integrantes jogam colares de contas ao público. Os foliões fazem de tudo para pegar um. Tudo mesmo. É comum ver mulher mostrando os petxo pra pegar um desses
.

Carnaval de Veneza - Itália
Esse é sem sombra de dúvida o mais elegante e sofisticado carnaval. Tem tradição histórica - os venezianos celebram a data desde o século 12. E o mais incrível é que as tradições se mantiveram presentes até hoje nas máscaras e fantasias inspiradas nos trajes renascentistas ou nos personagens da Commedia Dell´Art (pierrôs, colombinas e etc). Desfiles informais de fantasias tomam conta das ruas e canais da cidade durante o dia, já de noite os bailes de máscaras ganham vida. Os convidados cuidadosamente fantasiados chegam de gôndola até o local da festa, geralmente em um palácio ou castelo. Por lá o carnaval se torna uma folia de gala.



E aí, o que acharam dos outros? Enfim, vamos comemorar seja como for aqui no nosso Brasilzão, pulando, se divertindo, afinal festa assim não acontece todos os dias. Mas não vão fazer cagada, sem bebedeira, não  dirigir bêbado, usar camisinha, não jogar lixo na rua, porque é uma puta sacanagem. Ah, vocês sabem! Bom carnaval e curtam :)



3 comentários:

  1. otimo essa explicação.e me ajudou bastante no meu trabalho

    ResponderExcluir
  2. obrigado ajudo eu muito no meu trabalho de inglês

    ResponderExcluir